Quando uma pessoa querida parte, o luto é um processo natural, que acontece como resposta a uma quebra de vínculos. Dessa forma, o luto deve ser vivenciado, para auxiliar na elaboração da perda. Porém, quando esse ritual de despedida que é o velório não acontece, a situação se agrava.
O velório é um ritual de despedida muito importante para o processo de luto normal. Nesse momento, há elementos tradicionais, familiares e de repetição, porém, existe uma grande contribuição para a perda em específico.
A principal função do velório é marcar a perda de um membro familiar, facilitar a expressão pública do sofrimento, permitir que o falecido seja recordado, ofertar auxílio ao enlutado, apresentar o novo papel desempenhado pelo enlutado, propiciar um espaço de choro pela perda e permitir um local para compartilhamento de memórias e sentimentos.
A falta de um velório pode propiciar impacto na saúde mental de uma pessoa, aumentando o risco de um luto complicado, quando o processo dura mais e é mais intenso. Isso acontece pois o indivíduo não consegue processar o que ocorreu, nem se despedir de uma maneira que possibilite ter senso da realidade.
É comum nos velórios que o enlutado receba conforto com palavras, além do abraços dos amigos, para resgatar boas lembranças da pessoa que se foi. Dessa forma, o ritual é fundamental e deve ser realizado da melhor maneira, em um ambiente aconchegante, confortável e repleto de amor.
Qualquer que seja a escolha da família, conte com a Funerária Império para cuidar de todo o trâmite, para você só pensar na despedida.